terça-feira, 17 de maio de 2011

Danças Folclóricas do Mato Grosso do Sul e Regiões

                            Introdução



A dança é uma manifestação de culto da antigüidade. Atualmente, serve como forma de lazer e diversão, aliviando as tensões do dia-a-dia, além do seu papel socializador entre as pessoas.
As danças de salão vieram da França para o Brasil no período colonial, principalmente as praticadas pela nobreza.
Com o passar do tempo, a dança foi se popularizando e se adequando ao povo, mudando sua forma original. O melhor exemplo é a "quadrilha" (quadille em francês), trazida pelos portugueses, transformando-se na nossa quadrilha caipira.
Há seis ou sete séculos, era uma dança de camponeses ingleses ingleses, descendentes de Celtas e Saxões que, apesar da Inglaterra já se encontrar cristianizada, mantinham velhos rituais pagãos de agradecimento à terra pelas colheitas.
As quadrilhas foram difundidas pelos imigrantes nas festas juninas, atualmente em muitos locais é comum confundi-las como forró nordestino, em função da presença desse povo espalhado por todo o Brasil, e que levou consigo sua música e seu instrumental constituído de sanfona, zabumba e triângulo.

As quadrilhas segundo Marley Sigriste

 O Estado do Mato Grosso do Sul pode ser mapeado e dividido em 3 partes, de acordo com as danças, a saber: Região do Bolsão, Região do Pantanal, e Região de Fronteira.
Região do Bolsão compreende a porção nordeste do estado - relativa à bacia Sucuriú de Costa Rica a Três Lagoas, incluindo os municípios de Camapuã e seus distritos. (paulistas, mineiros e goianos)
Região do Pantanal compreende a porção oeste do Estado. (cultura pantaneira, desde a fundação de Corumbá e com a formação da cultura Cuiabana séc. XXVIII, influência gaúcha)
Região de Fronteira compreende a porção sul e sudeste. (cultura paraguaia, influência gaúcha).

                       Folclóre em Mato Grosso do Sul

  A palavra Folclore foi criada pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms, sendo que os dois vocábulos saxônicos folk e lore, que significam, respectivamente , povo e ciência, saber. Thoms, estudioso, enviou uma carta para a revista londrina “The Atheneum”, contando a respeito dos estudos  que vinha fazendo sobre antiguidades populares e pediu apoio financeiro para levantamentos de dados relativos aos usos , tradições,  lendas, músicas regionais da Inglaterra. A partir das pesquisas de Thoms e de outros que foram se interessando pelo assunto, o folclore  se caracterizou como uma das mais autênticas expressões do povo, uma síntese de suas tradições.

Folclóre Regional

O Folclore regional é constituído por elementos e traços culturais  de diferentes culturas que se entrelaçaram, se misturam e se harmonizaram recriando-os em novas bases. As influencias culturais  recebidas de estados vizinhos fazem com que Mato Grosso do Sul apresenta peculiaridades diferenciadas dos demais estados brasileiros, principalmente, porque somam às influencias e trocas culturais nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Danças de Mato Grosso do Sul


 
Siriri

O siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.
A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
                                


                         
   Cururu

Cururu é uma dança folclórica regional típica da região Centro-Oeste (Mato Grosso  e Mato Grosso do Sul), mas originária de São Paulo. Também pode ser somente cantada, com dois violeiros a disputar versos e repentes. No Centro-Oeste é típica das festas dos santos padroeiros, principalmente do Divino Espírito Santo e de São Benedito.





Capoeira

      Um dos principais elementos da cultura negra no Brasil, a capoeira é dançada ao som do berimbau ou de instrumentos de percussão, como pandeiros, atabaques, ganzás e caxixis. A capoeira, como técnica de ataque e defesa corporal, foi introduzida no Brasil pelos escravos bantos, originários de Angola. Os escravos a praticavam em segredo, simulando uma dança, ao som de cantos rituais e diversos instrumentos. A capoeira possui duas modalidades, a angola e o regional, mas ambas utilizam golpes com os pés, pernas, mãos e cabeça.
                


                                
                                        Danças Regionais

                   Região Centro-Oeste

Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.




Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.





     

2 comentários:

  1. Bom trabalho, mas faltou o cabeçalho de identificação (não sendo possível identificar se alguém fez o trabalho com você) e a fonte de pesquisa que é muito importante nesse tipo de trabalho ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a senhora (professora adriana) respondeu a mesma coisa (Bom trabalho, mas faltou o cabeçalho de identificação (não sendo possível identificar se alguém fez o trabalho com você) e a fonte de pesquisa que é muito importante nesse tipo de trabalho ok.) no dia 1 de julho de 2011 ás 04:42h no blog da aline farias : http://alinefernandesfarias.blogspot.com.br/2011/05/dancas-tipicas-do-mato-grosso-do-sul.html , Que conhecidencia !!! OBS:ou esse comentario é um spam.

      Excluir